segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Exemplo de Superação

Tem momentos na vida em que desistir parece ser a melhor opção. Tudo parece muito difícil e viver é um martírio. Há momentos em que não vemos saída para nada. E é mais fácil se prostrar diante dos obstáculos do que rompê-los. Pensamos como Schopenhauer que não há nada de bom nesse mundo e que nossa vida é só sofrimento. Muitos se enclausuram em si mesmos, e param de acreditar em coisas boas e na beleza de pequenos momentos.
Estava no ônibus indo buscar meus filhos na casa da minha mãe e conheci uma senhora muito simpática que me contou que durante toda a vida nunca conseguiu aprender a ler e escrever. Casou-se cedo e foi abandonada pelo marido com dois filhos. Fiquei pensando na dificuldade dessa mulher em criar dois filhos não sabendo ler nem escrever. O pior é que ela sequer conseguia escrever números. Não conseguia ligar pra ninguém sem ajuda.
Acho que somente vivendo em um lugar onde desconhecesse completamente a língua escrita eu poderia sentir o que essa mulher sentiu por toda a vida. Mas apesar das dificuldades, ela criou sozinha os dois filhos, trabalhou, ajudou e ajuda seus filhos, netos e bisnetos. E alguns anos atrás ela resolveu estudar e se orgulha de si mesma por estar lendo e escrevendo. Com muita humildade ela me mostrou seu caderno de exercícios, enquanto contava, com os olhos mareados, o quanto isso a deixava feliz.
Ela me contou que algumas vezes achava tudo muito difícil e se entristecia acreditando que não seria capaz de aprender. Eu lhe disse que ela era capaz, que momentos de dificuldade sempre existiriam, mas com força de vontade essas dificuldades poderiam ser transpostas. Disse-lhe que Deus existia dentro dela e que se Ele podia todas as coisas, ela também poderia. Seus olhos se iluminaram de uma forma incrível e ela me disse que se lembraria de minhas palavras toda vez que algo parecesse impossível ou muito difícil.
Ela desceu do ônibus e sei que dificilmente a encontrarei de novo, mas fica em mim a lembrança de alguém que não se deixou abater pelas diversidades da vida e seguiu em frente buscando sua superação.


Pego-me errando e incerto de meu caminho
Pego-me correndo no deserto que há em mim
Pego-me vivendo o choro de algo que não existe
Pego-me olhando pro alto em busca de uma resposta.

A resposta não vem
Eu também não vou
A vida passa num instante
E abatida com minha triste companhia
A melancolia.

Maldita ou bendita
Ela me atormenta
Ri da minha cara
Faz pouco caso de mim
E me enfrenta

Eu cedo
Recebo
Adormeço em seus braços
Reconheço seus abraços
E me perco em seu aconchego

É estranho sentir que ela faz parte de mim
Uma parte ruim e boa
Ela me faz acordar e lutar
Porque se ela não me enfrentasse
Eu não me moveria

Sentir frio é normal
Sentir calor é normal
Sentir fome é normal
Sentir desejo é normal
Sentir tristeza é normal
Se entregar a tristeza pode não ser normal...

Mudanças são naturais
A relutância em mudar não é natural...

Nenhum comentário:

Postar um comentário