terça-feira, 18 de outubro de 2011

PESSOAS BRILHANTES

Ouvi certa vez a citação de Dick Corrigan que diz: Pessoas brilhantes discutem ideias. Pessoas medíocres discutem coisas. Pessoas pequenas discutem sobre outras pessoas". Fico impressionada com a quantidade de blogs e livros de pessoas pequenas, que só sabem discutir a vida de outras pessoas. Acham-se tão superiores, ou querem parecer tão superiores que precisam elogiar-se na frente dos outros para tentar provar que são superiores, para receberem elogios. Elas só sabem reclamar da vida, do quanto são injustiçadas, do quanto os outros são burros e incapazes de usar a massa cinzenta que vulgarmente chamamos de cérebro. Só que ao fazerem isso só nos mostram o quão pequenas são.

Longe de mim querer parecer uma pessoa brilhante, estou longe disso. Sou uma pessoa em construção, e quando olho ao meu redor vejo pessoas maravilhosas que me ajudam neste caminho que resolvi traçar. Este ano tive o prazer de conhecer várias pessoas que se ainda não são brilhantes, estão muito próximas de serem. Só pra citar algumas delas digo que trabalho hoje com duas professoras cuja criatividade me impressionam. De-lhes um desafio, elas se unem como duas brilhantes estrelas e transformam tudo em algo mágico. Há ainda uma outra, que com suas mãos é capaz de transformar o lixo em luxo, criando várias peças úteis e bonitas.

Há várias outras, confesso que atualmente são todas professoras. Criativas, cheias de brilho, que não se deixam abater pela não concretização de seus sonhos, mas que são capazes de transformar a adversidade em vitórias. São mulheres incríveis, talhadas com a pesada mão da vida, mas que não perdem a doçura no momento certo, são firmes nos momentos precisos e sabem viver como ninguém. são mães, mulheres, professoras, guerreiras, esposas, noivas, namoradas, amigas, filhas, netas, enfim, vivem todos os personagens que tem que ser nesse palco que é a vida, sem jamais cair do salto, sem olhar muito para trás. E eu as admiro muito, apesar do pouco tempo de convivência, e a cada dia desejo aprender mais com elas.

Longe de mim citar nomes, uma vez que essas pessoas não necessitam de exposição gratuita, mas sei que ao lerem minhas palavras, serão capazes de se identificar. Espero um dia, ter um pouco da criatividade de cada uma delas, transformando o lixo em luxo, tendo criatividade para vencer os desafios que me impuserem. Vivenciando cada segundo de cada vez, sem pressa, sem medo, simplesmente vivendo o que a vida tem a me oferecer, sempre buscando melhorar. Aprendendo a aprender sempre.

Ontem fui pequena, hoje sou mediana, amanhã quero ser grande. Ser um mosaico de todas as vivências que tive e que ainda terei. Quero ajudar a moldar vidas, moldando a minha própria. Quando eu for grande, quero ter todos os nomes de grandes mulheres escritos em mim, para que possa mostrar ao mundo que não precisa ser famoso pra ajudar ninguém, os que mais ajudam a humanidade sequer serão lembrados pelas pessoas pequenas, essas pessoas invejosas e recalcadas, mas serão vistas em cada semente que plantaram e serão lembradas pelos corações que encantaram.

A todos que buscam a iluminação interior e o crescimento, desejo que conheçam pessoas brilhantes e iluminadas como eu conheci. Pessoas que ajudem vocês nessa dura caminhada. E as pessoas brilhantes, à estas eu não digo nada, a não ser obrigada por existirem.


Ela é Bamba

"Então vamos lá!:
Ana, Rita, Joana,
Iracema, Carolina"

Ela é bamba!
Ela é bamba!
Ela é bamba!
Ela é bamba!
Ela é bamba
Ela é bamba!...(2x)

Ela é bamba!
Essa preta do pontal
Cinco filhos pequenos pra criar
Passa o dia no trampo pau a pau
E ainda arranja um tempinho pra sambar

Quando cai na avenida
Ela é demais
Todo mundo de olho
Ela nem aí
Fantasia bonita
Ela mesmo faz
Manda todas
Não erra a mira...

Mãe, passista, atleta
Manicure, diplomata
Dona da boutique
Enfermeira, acrobata...

(Bailábailá)

Bamba!
Ela é bamba!
Ela é bamba!
Ela é bambá!

(Bailábailá)

Bamba!

(Bailábailá)...hei hei heei!


Ela é bamba
Essa índia da central
Vai no ombro
Um cestinho com neném
Oito quilos de roupa no varal
Ainda vende cocada nesse trem

Toda sexta
Ela fica mais feliz
Vai dançar numa boate do Jaú
Faz um jeito
E já pensa que é atriz
Cada dia inventa um nome

Dora, Isaura, Emília
Terezinha e Marina
Ana, Rita, Joana
Iracema e Carolina...

Ela é bamba!
Ela é bamba!
Ela é bamba!
Ela é bamba!
Ela é bamba!
Ela é bamba!...(2x)

Dora, Isaura, Emília
Terezinha e Marina
Ana, Rita, Joana
Iracema e Carolina
Laura, Lígia, Luma
Lucineide, Luciana
Quer seu nome escrito
Numa letra bem bacana...

Ela é bala
A mestiça é todo gás
Cada braço é uma viga do país
Abre o olho com ela meu rapaz
Ela é quase tudo que se diz...

Quando compra uma briga
Ela é demais
Vai no groove
E não deixa desandar
Ela é pop, ela é rap
Ela é blues e jazz
E no samba é primeira linha...

"Vamo lá!:
Laura, Ligia, Luma
Lucineide, Luciana
Quer seu nome escrito
Numa letra bem bacana...

Um comentário:

  1. A vida é uma surpresa... Cada dia tem seu encanto ou seu pesadelo... Nossas emoções trazemos conosco, em um peito que nem sempre aguenta...

    É uma honra conhecer você. Fico feliz que faça parte de minha vida.

    Sucesso, sempre!!!

    ResponderExcluir