sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Eros e Afrodite ou a confusão dos amantes

          Na mitologia grega Eros e Afrodite representam o erotismo, a sensualidade e o amor. Tenho pensado muito sobre o motivo de buscarmos esse tipo de conexão com o outro. Uma conexão que não precisa, necessariamente, ser física. Mas precisa, obrigatoriamente, ser recíproca. Ainda que essa reciprocidade não seja o desejado. Precisa haver um elo. E é nessas possibilidades que nossos corpos e mentes se perdem nos desejos. 
          Não entendi? Dirá meu caro leitor. No que eu responderei - contrariando a ideia de Kant de que o exemplo é encarcerador da ideia, darei exemplos. Alguém pode se apaixonar e não ser correspondido com a mesma paixão, mas com uma amizade. O apaixonado nunca terá o gozo do prazer carnal, mas terá alguma forma de carinho de quem nutre o desejo. Desejo é coisa estranha e pode ser transformado em outras coisas. Ou mesmo podemos mudar o foco do desejo. 
          Se a pessoa que é desejada não deseja, sempre há quem deseje. E a oportunidade de sublimação do desejo pode ser revertida pra essa 3a pessoa. Assim, a amizade pode prosseguir e o apaixonado não precisa se frustrar. Terá obtido o desejo, mesmo que com outra pessoa. Não sei até que ponto isso traz a tal sublimação do desejo não correspondido. Mas é aquele velho dito: Se cura um amor com outro amor. - Mas eu diria, na falta de um amor romântico, podemos focar apenas no sexo. 😳
          Não sei dizer se funciona ou não. Apenas estou refletindo. As relações humanas ficam em dois hemisférios - o real e o imaginário - na falta do real, o imaginário pode transcender e saciar a pessoa. Mas será que ocorre a saciação plena do desejo? Talvez sim, talvez não. Mas fico pensando se esse monte de desejos não saciados não acabam se transformando em compulsões. Somos energia. E como energia precisamos de trocas constantes. 
          Na época da faculdade, estudei um pouco de bioenergética. Sobre como podemos trabalhar de outras formas essa energia produzida pelo nosso corpo. E como nos manter saudáveis mental e fisicamente através dessa dissolução de energias acumuladas. Já vi que vc quer saber qual a fórmula mágica! Mas não tem. Muitas vezes, essa energia acumulada se torna frustrações e amarguras. Como seres conscientes, precisamos identificar esses desejos e identificar formas de sublimá-los. De libertar nosso corpo dessa energia acumulada. Alguns encontram a saciação na dança, na corrida, no trabalho... mas devemos tomar cuidado pra não abusarmos. a saciação dos desejos na forma como eles veem é importante também. Apenas quando não for possível, precisamos sublimar. 

Ainda sinto na boca o beijo
O corpo colado junto ao meu
O toque dos dedos deslizando pela minha pele
A sensação de não ser mais apenas eu
Mesmo uma única vez
Ainda lembro do encontro
Aquele conto encantado fruto do desejo
Fruto daquilo que nunca sonhamos
Apenas uma vez
O medo do novo, daquilo que não sabemos
O distante conto de Eros em nossas mentes
A entrega, mesmo que mediada por Baco
A espera que fora tão grande
E no que o mundo parou um instante
Demos vazão ao desejo reinante
Não fora tudo, sobrara um pouco
Um sabor de que faltou algo
Baco sempre atrapalha um pouco
E na onda das incertezas
Essa triste indefinição
O desejo não murcha
Não sublima
Não sucumbe ao ato em si
Ele cresce e reina perene
Naquilo que ainda não existe
Supreendo com sua imagem presente
O corpo ausente parece estar aqui
Eu sinto na ânsia dos sonhos
Que nada será igual
Mas eu quero que seja o desejo
Sem medo, sem receios
Apenas dois corpos em um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário